segunda-feira, 25 de julho de 2011

Amy e os adolescentes de Porto Seguro



Uma das melhores vozes desse século se calou no último sábado. Entre a maldição dos vinte sete anos e a lembrança dos seus excessos, Amy Winehouse teve sua morte divulgada em todos os canais brasileiros, alguns com homenagens, outros puramente jornalísticos.

Mas o que Amy tem haver com adolescentes em Porto Seguro? Domingo li uma reportagem sobre o que estes últimos andam fazendo em suas viagens com a turma de colégio a uma das cidades mais animadas que já fui. Conheço Porto Seguro. É um lugar recheado de música e animação, divertido por si só, sem precisar encher a cara ou fazer sexo oral a beira mar.

Como Amy, estes jovens gostam de testar seus limites. Mas será a morte um limite a ser testado? É necessário chegar nesta fronteira? Qual a graça de ir fazer um passeio e ao retornar para casa ter que fazer uma série de exames por não lembrar com quem andou ou o que fez por excesso de álcool? Uma gravidez indesejada é o preço adequado a se pagar por sete dias diversão? Uma AIDS fez tudo valer a pena?

Quem sabe se os pais tivessem deixado Amy no rehab mais tempo, sua fama ficasse mais ao redor de sua belíssima voz do que do seu comportamento bizarro. E quem sabe se os pais brasileiros ensinassem o significado da palavra respeito, talvez os seus filhos tivessem mais personalidade para aproveitar a vida como seres humanos e não como animais soltos na floresta.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Feliz Dia do Amigo


Como já dizia a canção... amigo é coisa para se guardar!
Os verdadeiros podem ser contados nos dedos de apenas uma mão, mas algumas vezes temos a sorte de encontrar almas iluminadas, com as quais não dividimos segredos, mas esperança e solidariedade.
A todos que são amigos de alguém, aproveitem o seu dia!
E aos meus amigos, obrigada por tudo!

terça-feira, 19 de julho de 2011

Clube do Livro em Agosto



Clube de Leitura Penguin-Companhia/Livraria Cultura

Sábado, 13 de agosto
LIVRO: Antes de nascer o mundo, de Mia Couto. Companhia das letras, 2009
HORÁRIO: 16h às 17h
LOCAL: Livraria Cultura do Shopping Bourbon Country

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Não exija muito de pessoas gripadas


A impressão que se tem é que a comida entalou e agora as paredes da garganta são pressionadas por ela. Por mais que você engula saliva, aquela bola que na imaginação pode ser de futebol, não desce.

Na cabeça, milhares de gnomos se dividem em se atirar contra o crânio e a outra em pisotear o cérebro, impedindo conclusões rápidas, opiniões inteligentes, ou calma para responder o que já foi respondido ou que simplesmente foi esquecido na gaveta de inutilidades.

Na face, existe uma ardência entre os pontos que interligam o rosto, fazendo ter uma pequena ideia de como deve ser levar um soco nesta região. A propósito, todo o líquido utilizado para engolir aquela bola do primeiro parágrafo parece sair pelo nariz.

Por isso não exija destas pobres criaturas portadoras de gripe mais do que elas podem oferecer, que no mundo ideal seria jogar o corpo mole e exausto em uma confortável cama.


* Imagem retirada do site http://www.sempretops.com/

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Dia do Rock



Os últimos dois dias foram tão longos que até me perdi na fumaça. Mas fica o meu lembrete para quem como eu adora música e não dispensa o bom e velho rock n roll! Pena não ter nenhuma música da Titia Rita para o retorno ao lar estar de acordo com a data.

*Imagem do blog defenestreime.blogspot.com

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Na visão do autor



No último encontro do Clube de Leitura tivemos como participante especial o autor do livro escolhido para o mês de julho: Michel Laud. Se por um lado a conversa se torna um pouco mais trancada, afinal alguns ficam tímidos e outros acabam não verbalizando todas as suas opiniões, de outro é possível ter a visão do escritor, de onde ele tirou as informações, o que é real, o que é imaginário.

Também é possível mudar a visão do livro, ou entrar em conflito sobre o que foi imaginado, já que o leitor se apossa da história. Mas particularmente pra mim, que já havia finalizado a leitura do livro, foi muito rico por ter uma ligeira ideia do processo de criação do Diário da Queda, compreender algumas coisas e verificar se algumas das minhas teorias estavam realmente corretas.

Não gostei ou desgostei mais do livro após o encontro, apenas comprovei a identificação plena neste caso entre autor e obra, algo que não consigo fazer com outros autores, como por exemplo, o Veríssimo (cujo estilo quieto esconde toda a ironia e irreverência).

Para quem quiser participar do encontro de agosto, basta enviar um e-mail para clubedeleitura@penguincompanhia.com.br com nome e contato.

* Imagem retirada do blog http://oultimolampejodocrepusculo.blogspot.com/

terça-feira, 5 de julho de 2011

Sessão de Cinema: O Talentoso Ripley e Terra Fria



Devido ao grande frio que assola a região sul, coragem para sair de casa é praticamente nula, principalmente à noite. Com isso foi passeando pelos canais de TV aberta que me deparei com dois ótimos filmes.

Na sexta, O Talentoso Ripley, com Matt Damon no papel de Tom Ripley e Jude Law como Dickie Greenleaf. Baseado num romance policial, que está na minha lista de leitura há muito tempo, Ripley é um rapaz que possui como talento imitar trejeitos, assinaturas, tornando-o um falsário e tanto. Em um evento ele é contratado por um rico empresário para trazer o seu filho Dick Greenleaf, um playboy, de volta para os Estados Unidos.

Com a belíssima Itália de fundo, Ripley se apaixona por Dickie, uma figura cativante e egoísta, que primeiro seduz os que estão à volta e depois os abandona. Mas ao fazer isso com Ripley, ele encontra a sua sentença de morte e o assassino assume a sua identidade. Mas manter esse segredo não será fácil.

Ripley é um personagem monstruoso, pois ao mesmo tempo em que ele simula uma aparência patética, submissa e frágil, ele é um assassino que mata as suas vítimas a sangue frio, mesmo que essas possuam amor por ele. Em nenhum momento é possível sentir pena do personagem, que para o telespectador mais sensível, pode causar calafrios.

No sábado, mais monstruosidade, só que agora de uma forma bem real. Terra Fria tem como personagem central Josey Aimes, interpretada pela atriz Charlize Theron, uma mãe solteira que aceita trabalhar em uma mina de ferro em busca de uma melhor situação financeira e acaba se deparando com um ambiente hostil, onde as mulheres são chamadas de vadias e sofrem todos os tipos de assédio e violência. Inconformada, ela leva a situação aos tribunais e tem que ver sua vida esmiuçada, onde mentiras acabam revelando verdades dolorosas do passado.

Terra Fria é baseado em fatos reais, e um filme que pelos noticiários recentes, infelizmente tende a ser atual por muitos anos. É incrível como muitos homens acham que podem chegar em uma colega de trabalho sem o mínimo respeito. Assim como um médico pode usar o poder de sua profissão para humilhar a sua paciente (o que me faz recordar outro filme: A mão que balança o berço).

Com isso só tenho a agradecer as emissoras que colaboram colocando filmes desse nível na sua programação quando a temperatura se aproxima do zero.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Voltando a infância





Me senti com oito anos de idade ao ler a manchete “Smurfette vira modelo”. Sim, a moça azul, bendito ao fruto em uma aldeia só de homens, dá o ar da sua graça nas páginas da revista “Harper's Bazaar”, com acessórios de peso que fazem a Andrea de 2011 babar.


Meus preferidos foram o sapato dourado (Lanvin), a maravilhosa bota vermelha (Louis Vuitton) e a boina branca com detalhes pretos (Marc Jacobs).


O detalhe de toda essa história é que a desligada aqui não sabia que Papai Smurf e sua turma estão de volta em um filme que deve estreiar em agosto nos cinemas brasileiros. Para quem nunca ouviu falar, eles são criaturinhas azuis (duendes) que vivem em casas que são cogumelos. A grande ameaça é o bruxo Gargamel e o seu gato Cruel, que vivem caçando os pequenos.


Aos baixinhos da Xuxa que acompanharam as aventuras dos smurfs, resta saber se a aventura na tela grande terá o mesmo o gostinho da infância.


Fontes de pesquisa e fotos: Donna On-line, Marie Claire, Folha de São Paulo