sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Cuidados na hora da vistoria

Antes de aceitar as chaves do seu novo apartamento, não esqueça de fazer uma vistoria cuidadosa do imóvel. Alguns itens a serem observados:

- Portas: elas abrem e fecham normalmente? Ao fecha-las, empurre, para se certificar de que ela realmente está encaixada.
- Janelas: Abrem e fecham normalmente? As persianas funcionam? As esquadrias estão bem colocadas?
- Piso: verifique o nível, principalmente na área de serviço, onde a máquina de lavar será colocada, um desnível desse ponto pode gerar problemas de centrifugação na mesma.
- Vaso sanitário: estão funcionando corretamente?
- Torneiras: peça para abrir o registro para verificar as duas saídas.
- Paredes: estão corretas?
- Acabamento: Não tem resto de cimento, rejunte, espaços entre os azulejos?
- Espaço para fogão, geladeira, máquina de lavar roupa: certifique-se que o espaço está adequado, se a pia foi colocada no local correto, se não existe nada que impeça a colocação de qualquer um deles.

Tudo isso é importante para não iniciar sua nova vida cheia de pequenos problemas. Semana passada eu realizei a vistoria no meu, optei por não receber as chaves para que a correção fosse feita de forma mais rápida, pois enquanto eles não entregam, o condomínio é de responsabilidade da construtora, o que garante um pouco mais de agilidade, já que o prazo é de semanas e não de meses como ocorre quando já se é morador.

O que encontrei de problema no meu:
- Desnível no espaço da máquina de lavar na área de serviço;
- Sacada com cerâmica recortada;
- Excesso de massa junto aos degraus;
- Falha no rejunte do box do banheiro;
- Falta cerâmica no lado interno da mureta do box;
- Falha no rejunte das cerâmicas do banheiro;
- Falha no reboco do teto (parede parece torta);
- Guarnição lascada em um dos banheiros;
- Vaso sanitário com parafusos soltos e descarga não para de recarregar;
- Fresta em uma das esquadrias.

Não é muita coisa, mas são coisas chatinhas de serem arrumadas quando já se está morando. No caso do reboco do teto, é algo que gera menos problemas de ser corrigido agora do que depois que for colocado o piso.

Para a vistoria, fui munida de máquina fotográfica, trena e verificador de nível. São coisas simples, mas auxiliam no registro. Faça pergunta, tire dúvidas, não deixe a pressa gerada pelo atraso abusivo na entrega o faça aceitar algo que ainda vai gerar mais dor de cabeça. No meu caso, as correções já estão sendo feitas, então as duas semanas a mais que irei esperar pela entrega irão me afetar menos do que meses correndo atrás a engenharia para fazer pequenos consertos.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Dica de verão: Sorvete Laka



Durante anos resisti a tentação de comprar essa delícia devido ao preço pouco convidativo. Mas depois de comprar por engano uma torta de sorvete que me custou a bagatela de R$ 55,00 (só que pela confusão de etiquetas eu jurava que era vinte e poucos) e o depoimento de uma amiga de que o sorvete era igual a uma mousse de chocolate branco que eu adoro, parei de ser Tio Patinhas e levei o meu pote pra casa.

O sorvete Laka da Kibon não é gostoso, é delicioso. Com pedaço de chocolate branco, ele é dos deuses para os adoradores deste tipo de chocolate.

Para quem quiser incrementar, ele consegue ficar ainda mais delicioso se for acrescentada calda de chocolate meio amargo. Agora, para quem quer ficar com menos dor na consciência, ele também combina perfeitamente com salada de fruta.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Ano novo pessoal

Aniversário. Dia de receber mensagens carinhosas. Presentes legais. Telefonemas gostosos. É o nosso ano novo particular, onde um novo ciclo se inicia, e os desejos de sucesso, saúde, dinheiro se renovam.

Também é um dia de análise. Quando se é adolescente, fazemos planos mirabolantes para o futuro. Ao entrar na fase adulta, temos planos ambiciosos. E quando chegamos aos trinta?

No caso de uma mulher, existe a análise do rosto, a procura por novas rugas ou linha de expressão. Uma revisão do corpo do corpo, muita vezes usando a revista da moda como checklist para comparação.

Seria mentira minha dizendo que não passei pelo parágrafo anterior, mas isso está servindo para me cuidar mais. Mas o ponto é que agora me preocupo em aproveitar mais o meu tempo livre.

Hoje, eu quero ganhar o suficiente para viajar, ir ao cinema, teatro e shows. Presentear quem eu amo e ficar em casa jiboiando ao lado do meu amor. Não quero trabalhar dezoito horas por dia, pois isso não me deixa tempo para beijar. Não levo trabalho pra casa, pois isso me impede de ficar ao lado das pessoas que amo.

Meu objetivo hoje é ser uma boa profissional, mas um ser humano melhor. Quero fechar cada ciclo com ótimas histórias para contar, lembranças que ainda me trarão alegria quando eu tiver oitenta anos.

Agradeço aos meus 33 anos, que me mostraram um lado muito mais rico da vida. Que essa pequena sabedoria torne o 34 ainda mais cheio de fatos, amigos e novidades.