quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Você tem fome de que?



Confesso que não entendi muito bem a história de protestar dentro do shopping. Principalmente em Porto Alegre, onde em dia de passe livre a galera toda se enfia neles. Mas vamos lá.

É citado o preconceito por ser de uma classe social mais baixa. Queridos! Os vendedores de shopping são preconceituosos por natureza. Seja rico, classe média, pobre, se não aparecer cheio de joias fake, bolsa de marca falsificada e maquiada para um casamento, eles vão te olhar de alto a baixo igual.

Alguém vai me dizer que é preconceito ficar com medo por que entram em bando. Mas se estivessem de terno e gravata todo mundo ia ficar com medo igual (alguns inclusive iriam acreditar no mundo de Matrix). Um volume grande de pessoas, todas juntas e reunidas caminhando na mesma direção, irá causar pânico naturalmente.

Sim, a polícia está intervindo nos shoppings de São Paulo. Mas não sei como funciona lá. Em Porto Alegre, em dia de passe livre, se vê muitas pessoas simples olhando vitrine ou sentadas conversando. Os seguranças ficam alertas? Ficam. Pois sempre tem um espertinho misturado para tentar levar vantagem, como ocorreu nos protestos de julho de 2013. Pessoas de melhor situação fogem do shopping? Sim, fogem. E vão fugir ainda mais rápido se entrarem em bando.

Agora, por que no lugar de protestar por shopping, não vão protestar por uma melhor educação? Sim. Pois é a falta de educação que gera o preconceito (de todos os lados). É a falta de educação que elege políticos corruptos. É a falta de educação que impede de se crescer profissionalmente e ter condições de comprar o que está nas vitrines.

Querem igualdade? Lutem pelos seus direitos básicos. Não são as roupas de marca que te tornam cidadão, e muito menos um prédio cheio de lojas comerciais destinado ao consumismo puro. O que te faz cidadão é ter acesso à educação, saúde, segurança e trabalho. Com estes quatro você vai ter moradia, carro, viagens e compras no shopping.

Palavra de quem se virou nos trinta para pagar faculdade, sem arrego de pai ou governo, e aproveita a vida após conquistar cada centavo dia a dia.

Imagem: http://www.otempo.com.br/capa/economia/poder-de-consumo-da-classe-c-justifica-invas%C3%A3o-de-shoppings-1.328187

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! É bom ter você por aqui. Em breve o seu comentário será postado. Dúvidas e sugestões são sempre bem recebidos.