sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Cuidados na hora da vistoria

Antes de aceitar as chaves do seu novo apartamento, não esqueça de fazer uma vistoria cuidadosa do imóvel. Alguns itens a serem observados:

- Portas: elas abrem e fecham normalmente? Ao fecha-las, empurre, para se certificar de que ela realmente está encaixada.
- Janelas: Abrem e fecham normalmente? As persianas funcionam? As esquadrias estão bem colocadas?
- Piso: verifique o nível, principalmente na área de serviço, onde a máquina de lavar será colocada, um desnível desse ponto pode gerar problemas de centrifugação na mesma.
- Vaso sanitário: estão funcionando corretamente?
- Torneiras: peça para abrir o registro para verificar as duas saídas.
- Paredes: estão corretas?
- Acabamento: Não tem resto de cimento, rejunte, espaços entre os azulejos?
- Espaço para fogão, geladeira, máquina de lavar roupa: certifique-se que o espaço está adequado, se a pia foi colocada no local correto, se não existe nada que impeça a colocação de qualquer um deles.

Tudo isso é importante para não iniciar sua nova vida cheia de pequenos problemas. Semana passada eu realizei a vistoria no meu, optei por não receber as chaves para que a correção fosse feita de forma mais rápida, pois enquanto eles não entregam, o condomínio é de responsabilidade da construtora, o que garante um pouco mais de agilidade, já que o prazo é de semanas e não de meses como ocorre quando já se é morador.

O que encontrei de problema no meu:
- Desnível no espaço da máquina de lavar na área de serviço;
- Sacada com cerâmica recortada;
- Excesso de massa junto aos degraus;
- Falha no rejunte do box do banheiro;
- Falta cerâmica no lado interno da mureta do box;
- Falha no rejunte das cerâmicas do banheiro;
- Falha no reboco do teto (parede parece torta);
- Guarnição lascada em um dos banheiros;
- Vaso sanitário com parafusos soltos e descarga não para de recarregar;
- Fresta em uma das esquadrias.

Não é muita coisa, mas são coisas chatinhas de serem arrumadas quando já se está morando. No caso do reboco do teto, é algo que gera menos problemas de ser corrigido agora do que depois que for colocado o piso.

Para a vistoria, fui munida de máquina fotográfica, trena e verificador de nível. São coisas simples, mas auxiliam no registro. Faça pergunta, tire dúvidas, não deixe a pressa gerada pelo atraso abusivo na entrega o faça aceitar algo que ainda vai gerar mais dor de cabeça. No meu caso, as correções já estão sendo feitas, então as duas semanas a mais que irei esperar pela entrega irão me afetar menos do que meses correndo atrás a engenharia para fazer pequenos consertos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! É bom ter você por aqui. Em breve o seu comentário será postado. Dúvidas e sugestões são sempre bem recebidos.