segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Cartas ao Papai Noel

 
Todos os anos os Correios fazem uma ação social muito fácil de participar e que mexe com muitas crianças: as cartinhas para o Papai Noel. 

Como funciona: Os Correios recebem cartas escritas por crianças e/ou seus pais. Em um espaço essas cartas são disponibilizadas para todo e qualquer cidadão. Você chega, diz que tem interesse em pegar uma cartinha e um voluntário te encaminha para uma mesa com algumas cartas. 

Como existem cartas para todos os bolsos, os voluntários vão trocando conforme você não demonstra interesse pela pilha. O presente mais comum é bicicleta, mas também se encontra coisas mais acessíveis como material escolar, carrinho, boneca. É preciso ir com tempo e paciência para ler as histórias e selecionar aquelas que te encantam. 

Após selecionar a carta (ou cartas), você preenche um pequeno formulário indicando o número da carta adotada. O pessoal entrega um panfleto com as datas e indicações, como o presente deve ser coberto com papel pardo, e não colorido e infantil. Ele deve ter colado o número da carta para identificação da criança. Coisas simples para facilitar a vida do Papai Noel. 

O que me encanta nesta iniciativa é eles estarem mexendo com o imaginário das crianças. Aquela expectativa de ter um sonho atendido. O acreditar deles me faz crer que com esse pequeno gesto é possível motiva-los a lutar pelos seus sonhos em um futuro próximo. Para os práticos, um investimento na futura sociedade. 

 Como eu seleciono as minhas cartas: quando eu chego já tenho um valor disponível para gastar. Para não ficar triste de não atender determinada cartinha (algumas são emocionantes), fixo o olhar no presente escolhido, que fica bem visível pela caneta marca-texto usada previamente pelos voluntários. Excluo automaticamente cartas que pedem: celular, tablet, Xbox e notebook. Bicicleta eu ainda não estou conseguindo atender (quem sabe quando eu for a ganhadora da mega da virada). Acabo optando por itens mais genéricos ou que eu possua conhecimento prévio do valor (bonecas como a Barbie são encontradas por bons preços, quando não são edições especiais). Confesso ter preferência por cartas de crianças menores, tanto pela questão da magia como pelo fato de serem presentes mais acessíveis. 

Para quem ainda não participou, ainda dá tempo (embora seja bem curtinho). Pegue um tempinho, quem sabe juntar um grupo de amigos ou colegas de trabalho, e ajude a tornar o natal de várias crianças mais colorido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! É bom ter você por aqui. Em breve o seu comentário será postado. Dúvidas e sugestões são sempre bem recebidos.