quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Coimbra


Universidade de Coimbra


Não sei se foi a arquitetura, se foram os alunos com suas capas pretas, ou a linda vista que ela proporciona, o fato é que senti vontade de estudar outra vez.



Os prédios antigos, os alunos com suas capas pretas, bustos, azulejos e salas de aula. A Universidade de Coimbra tem uma espécie de encanto mágico, caminhar por ela é ver tradição e história.
O passeio parte é gratuito, parte é pago. Para visitar a biblioteca é necessário comprar um bilhete. 



Uma linda vista a cerca, e mesmo que seja para uma visitação rápida, vale muito a pena.



Um pouco de história (Fonte:Site UC):

"Ao assinar o “Scientiae thesaurus mirabilis”, D. Dinis criava a Universidade mais antiga do país e uma das mais antigas do mundo. Datado de 1290, o documento dá origem ao Estudo Geral, que é reconhecido no mesmo ano pelo papa Nicolau IV. Um século depois do nascimento da nação, germinava a Universidade de Coimbra. Começa a funcionar em Lisboa e em 1308 é transferida para Coimbra, alternando entre as duas cidades até 1537, quando se instala definitivamente na cidade do Mondego.



Inicialmente confinada ao Palácio Real, a Universidade espraiou-se por Coimbra, modificando-lhe a paisagem, tornando-a na cidade universitária, alargada com a criação do Pólo II, dedicado às engenharias e tecnologias, e de um terceiro Pólo, devotado às ciências da vida. Estudar na Universidade de Coimbra é dar continuidade à história da matriz intelectual do país, que formou as mais destacadas personalidades da cultura, da ciência e da política nacional.



Com mais de sete séculos, a Universidade de Coimbra conta com um património material e imaterial único, peça fundamental na história da cultura científica europeia e mundial. Um património que a UC candidatou a Património Mundial da UNESCO."







Um hábito bem legal são as placas e poemas da turma, que ficam em um local próximo.




Para quem quiser almoçar em Coimbra, uma dica de restaurante é o Solar do Bacalhau.


Muito bonito,foi neste restaurantes que experimentamos uma sequencia de pratos (entrada + prato principal + sobremesa) por um valor fixo. A comida é bem saborosa.





A dica é para quem vai com criança pequena que se alimenta normalmente: peça uma sequencia ou um prato individual. A sequencia não é suficiente para dividir com outras pessoas, mesmo crianças.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! É bom ter você por aqui. Em breve o seu comentário será postado. Dúvidas e sugestões são sempre bem recebidos.