terça-feira, 5 de julho de 2011

Sessão de Cinema: O Talentoso Ripley e Terra Fria



Devido ao grande frio que assola a região sul, coragem para sair de casa é praticamente nula, principalmente à noite. Com isso foi passeando pelos canais de TV aberta que me deparei com dois ótimos filmes.

Na sexta, O Talentoso Ripley, com Matt Damon no papel de Tom Ripley e Jude Law como Dickie Greenleaf. Baseado num romance policial, que está na minha lista de leitura há muito tempo, Ripley é um rapaz que possui como talento imitar trejeitos, assinaturas, tornando-o um falsário e tanto. Em um evento ele é contratado por um rico empresário para trazer o seu filho Dick Greenleaf, um playboy, de volta para os Estados Unidos.

Com a belíssima Itália de fundo, Ripley se apaixona por Dickie, uma figura cativante e egoísta, que primeiro seduz os que estão à volta e depois os abandona. Mas ao fazer isso com Ripley, ele encontra a sua sentença de morte e o assassino assume a sua identidade. Mas manter esse segredo não será fácil.

Ripley é um personagem monstruoso, pois ao mesmo tempo em que ele simula uma aparência patética, submissa e frágil, ele é um assassino que mata as suas vítimas a sangue frio, mesmo que essas possuam amor por ele. Em nenhum momento é possível sentir pena do personagem, que para o telespectador mais sensível, pode causar calafrios.

No sábado, mais monstruosidade, só que agora de uma forma bem real. Terra Fria tem como personagem central Josey Aimes, interpretada pela atriz Charlize Theron, uma mãe solteira que aceita trabalhar em uma mina de ferro em busca de uma melhor situação financeira e acaba se deparando com um ambiente hostil, onde as mulheres são chamadas de vadias e sofrem todos os tipos de assédio e violência. Inconformada, ela leva a situação aos tribunais e tem que ver sua vida esmiuçada, onde mentiras acabam revelando verdades dolorosas do passado.

Terra Fria é baseado em fatos reais, e um filme que pelos noticiários recentes, infelizmente tende a ser atual por muitos anos. É incrível como muitos homens acham que podem chegar em uma colega de trabalho sem o mínimo respeito. Assim como um médico pode usar o poder de sua profissão para humilhar a sua paciente (o que me faz recordar outro filme: A mão que balança o berço).

Com isso só tenho a agradecer as emissoras que colaboram colocando filmes desse nível na sua programação quando a temperatura se aproxima do zero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! É bom ter você por aqui. Em breve o seu comentário será postado. Dúvidas e sugestões são sempre bem recebidos.