quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Cinema: A Viagem (Cloud Atlas)



Os diretores de Matrix juntaram-se ao alemão de Corra, Lola, Corra e buscaram inspiração no romance de David Mitchell, ao qual, ainda não li. No filme, seis histórias, como se fossem seis pequenos contos, são exibidas intercaladas, havendo momentos que a narrativa mistura imagens de todas.

No cartaz diz que tudo está ligado, mas creio que o título em português deixa claro aos que escolhem assistir o que irão encontrar: Cloud Atlas é uma viagem, não apenas pela passagem do tempo, mas por faltar algo que torne está conexão mais interessante além de frases e a coragem que habita os personagens selecionados em cada história.

Existe drama no advogado que salva e é salvo por um escravo. Angustia no jovem artista gay, que muitas vezes encontra refugio em um relato do advogado da primeira história. Correria e violência em um documento que envolve um rico empresário e tem como disparo o encontro de uma jornalista de revista de fofocas com o ex-amante do jovem artista. Comédia no editor que tanto apronta que é colocado em uma clínica pelo próprio irmão. Romance e política marcam as duas últimas histórias, em um futuro mais próximo, Seul já não é mais a mesma e clones são produzidos para serem garçonetes. Uma delas irá virar uma deusa em um período onde a terra voltou aos seus primórdios e seus habitantes mantêm contado com extraterrestres.

A maquiagem, assim como a interpretação de alguns atores, é magnífica a ponto de em um primeiro momento não reconhece-los, visto que é sempre o mesmo grupo passando pelas histórias.

Com quase três horas, ele pode se tornar cansativo, e por essa razão provoca um desejo contraditório de ler ou não o livro. Ainda estou pensando se irei conferir a opinião de um crítico sobre o livro ser fantástico e o filme não corresponder a sua magia. Mas entre muitos filmes interessantes que estão entrando em cartaz no dia de amanhã, para os que não viram, talvez valha mais a pena esperar ele chegar à TV a cabo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! É bom ter você por aqui. Em breve o seu comentário será postado. Dúvidas e sugestões são sempre bem recebidos.