domingo, 6 de abril de 2014

Coelhinho, preços dos ovos e diamantes

A origem da Páscoa é remota, e seus festejos diversos. Cheia de simbolismos ligados diretamente com a história da humanidade, e, neste caso, não apenas com a parte cristã. Mas nem a travessia do mar vermelho, nem a fertilidade representada pelo coelho são muito lembradas no dia de hoje. Para grande parte da população brasileira a questão toda é o preço dos ovos de páscoa.

Os ovos e coelhos começaram de forma inocente, eram de chocolate ao leite, em embalagens coloridas. Com o tempo os ovos foram ganhando bombons. Depois, nossas barras de chocolate favoritas foram promovidas a ovos neste período especial, após os bombons viraram brinquedos e finalmente suas cascas foram recheadas.

Assim como os seus sabores foram ficando diversificados, seus valores foram sendo aumentados. A cada ano eles aparecem mais caros, e as redes sociais se enchem de protestos e sugestões do tipo: não compre o ovo, compre a barra.

Se o presenteado adorar ovos de lojas mais renomadas, o custo de três ovos pode até mesmo pagar uma joia. E se os valores continuarem nesta exponencial irá facilitar muito a vida das mulheres, que poderão trocar facilmente os ovos de chocolate por brincos de diamante.

Em relação às crianças, hoje já é mais fácil deixar o chocolate (que afinal facilita o aparecimento de cáries e da obesidade infantil) por brinquedos, pois dois ovos infantis não saem por menos de cinquenta reais.

Mas para economizar mesmo, as famílias podem simplesmente resgatar a função de um almoço juntando pais e filhos (com seus tables e smartphones desligados).

Só que não adianta reclamar quando a questão da elevação do preço dos ovos não passa de um simples reflexo de uma sociedade consumista, que não pensa mais nos porquês, mas sim no que comprar e ganhar. Todas as datas especiais estão sendo soterradas pelo ter que comprar ter que dar. Sendo que o simples às vezes tem muito mais amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! É bom ter você por aqui. Em breve o seu comentário será postado. Dúvidas e sugestões são sempre bem recebidos.