sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Esperar

Creio que a espera seja uma das ações mais complexas de ser realizada pelo ser humano. Com poderes para unificar em poucos minutos sentimentos como ansiedade, raiva, nervosismo e tristeza. Mas também pode conter alegria, satisfação e realização.

A espera pode dar fim a unhas cuidadosamente feitas ou simplesmente colocar a leitura de um livro em dia. Ser o princípio de uma decisão brusca ou a origem de boas idéias. Um aumento na pressão arterial ou a prática de uma respiração profunda seguida de meditação com olhos abertos.

Esse momento também propicia a observação de locais, pessoas e móveis. Se o local for confortável, abre alas para a fantasia, um amante inexistente abrindo a porta, o bilhete premiado na loteria, um tsunami no mar de cimento. O único elo é o relógio.

Se for uma entrevista de emprego, é um teste para os nervos do candidato, mas também é uma avaliação do empregador com os compromissos marcados e o seu respeito em relação aos subordinados. A reunião com amigos pode gerar apelidos, o encontro com o amado pode gerar separação.

Espera, esperar, esperamos, esperávamos, palavra simples, comum, as vezes pequena, as vezes essencial. Todos esperamos por algo ou esperamos não mais esperar. Profunda ou rasa, perto ou longa, segundos, minutos, horas, sinônimo de liberdade, amiga da prisão.

Para as mulheres, pode ter como companheira inseparável uma caixa de bombom. Telefone silencioso, noite escura, travesseiro vazio. Momento em que o tempo se torna uma ampulheta com grãos de areia. Aumento de salário, apartamento ou bicicleta. Aliança ou solidão. Carreira ou filhos. Por quem devo esperar e a quem devo fazer esperar?

Simplesmente e unicamente espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! É bom ter você por aqui. Em breve o seu comentário será postado. Dúvidas e sugestões são sempre bem recebidos.