quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Não recomendo: Comprar imóvel na planta

Devido à experiência que estou vivendo, eu não recomento a compra de imóvel na planta quando você precisa dele para morar (investidores é outro caso). Depois de praticamente um ano de atraso na entrega (só não mando um bolo por que eles não merecem nem isso) constatei que:

1) Se nos dois anos em que fiquei pagando (um ano conforme contrato e um ano do atraso para “segurar” o INCC) eu tivesse colocado o dinheiro na poupança, eu teria comprado um imóvel melhor ou teria um financiamento menor;
2) Multa com valor relativamente justo, só pagando um advogado;
3) O habite-se citado em contratos e aditivos de multa é só a ponta do iceberg, muitos outros papéis irão surgir, o seu saldo devedor irá continuar a ser corrigido, mas a sua multa morreu enquanto eles inventam justificativas para não encaminharem os papéis;
4) O acabamento é pobre, você irá encontrar desnível no piso e contra piso, buracos nas tomadas e paredes tortas, entre outros;
5) O planejamento pós-entrega deve ser de no mínimo dois anos do previsto em contrato, senão você irá sentar e chorar ao ver ele indo por água ‘baixo;
6) É necessário ter tempo para ir cobrar e ensinar ao pessoal da cobrança da construtora funções básicas da matemática (como porcentagem) e de tempo (de outubro até abril são 6 meses e não 4);
7) Aquela linda área social (que encarece a venda e o condomínio) não é suficiente para todos os moradores;
8) E no meu caso, depois de tanta briga e desgosto, a perda do encanto pelo primeiro imóvel.

Então a menos que o leitor seja do tipo que torre dinheiro e não consiga junta-lo sem ter uma prestação, fica a minha dica: abra uma poupança, deposite mensalmente e depois saia em busca de um imóvel pronto, com piso, estrutura e vizinhos. Em que é só assinar os documentos, sem saldo sendo reajustado, e em um mês ele estará sendo liberado para você morar. É ganho de tempo, de qualidade de vida e paz de espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! É bom ter você por aqui. Em breve o seu comentário será postado. Dúvidas e sugestões são sempre bem recebidos.