segunda-feira, 29 de abril de 2013

Na hora da entrevista



Nos últimos meses tenho auxiliado na realização de entrevistas de candidatos na parte técnica da minha área. Observando comportamentos variados, resolvi escrever este post com algumas dicas.

Não minta no CV
Em qualquer reportagem sobre entrevista de emprego em revista, jornal, TV, você irá ler essa dica. Parece banal, mas muitas pessoas incluem itens extras para “valorizar o passe”. Talvez se a entrevista for realizada somente por uma pessoa do RH, até se tenha sorte e se consiga a vaga, caso as atividades sejam exigidas no dia-a-dia, isso exigira um esforço extra de quem disse saber o que não sabia, e a chance de ser desligado do emprego ainda no período de experiência. Se o entrevistador for técnico, ele irá lhe pegar nos detalhes, inevitavelmente a verdade escapa nas respostas, e a contradição ficará marcada na sua entrevista.

Não generalize
Quando alguém técnico pergunta como você realiza determinada tarefa, quer detalhes, justamente para certificar-se que você realmente sabe fazer. Ao generalizar, usando termos como realizo o básico, sem detalhar esse básico, parece que você não sabe o que faz.

Seja sincero
Se existe alguma atividade ou área que você não possui interesse: avise. Isso irá evitar que seja colocado nestas atividades no futuro.

Invista no estudo
Estar realizando uma graduação ou tecnólogo é o mínimo esperado de um candidato em muitas vagas. Não ter nem iniciado um curso e dizer que não é prioridade ao se candidatar para uma vaga em que muitos profissionais já são formados pode não ser bem visto.

Cuidado com o valor
Na área de TI tem muito iniciante pedindo salário de sênior. Se você realmente tem intenção de trocar de emprego, ou busca uma oferta para que a sua empresa atual faça a famosa contraproposta, avalie com cuidado um valor coerente com a sua experiência, senão só perderás tempo realizando provas e entrevistas.

Comunicação
Saber escrever e falar é fundamental. Tente ser sempre claro e objetivo nas informações repassadas. Na hora de escrever, lembre-se que é para outra pessoa, então tens que escrever para ela e não para você.

Estágio
Invista em estágio desde o início da faculdade, assim você terá conhecimento prático da sua área de atuação e poderá direcionar a sua carreira. Respirar somente o mundo acadêmico e só buscar emprego quando estiver no mestrado será mais difícil, pois terás que buscas uma empresa que aceite contratar como CLT uma pessoa com perfil de estagiário. O mundo da sala de aula é bem diferente do mundo empresarial, então a menos que queria viver apenas no primeiro, entrar cedo no mercado de trabalho é essencial em muitas carreiras.

Cuidado com a roupa
Não vá nem com roupa de festa nem como roupa de academia. A dupla calça jeans e camisa/blusa é básica e já fornece uma boa apresentação.

Sei que muitas das dicas que eu escrevi são comuns, mas é impressionante como muitas pessoas não observam isso. Espero assim estar ajudando mais pessoas a se darem conta disso e quem sabe terem mais sorte na próxima entrevista. Vagas existem bastante, o problema é achar pessoas com perfil para preenchê-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! É bom ter você por aqui. Em breve o seu comentário será postado. Dúvidas e sugestões são sempre bem recebidos.