quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Pré-estréia: Ritual

Ontem assisti a pré-estréia proporcionada pelo Clube do Assinante (dos jornais do grupo da RBS) do filme “Ritual”, e digo que, apesar de ter cenas de exorcismo, na minha opinião, o tema do filme é bem diferente disso.
Na cena inicial vemos Michael realizando o ritual de arrumar um cadáver. Ele é um agente funerário como o seu pai, mas louco para se livrar daquela vida. Conforme confessa a um amigo, na sua família só existem dois caminhos: dar continuidade ao negócio do pai ou ser um seminarista. Ele acaba optando pelo segundo.
Desse ponto em diante o filme mostra o amadurecimento de Michael, vivido pelo ator Colin O’Donoghue, que atinge o seu ápice ao ser enviado a Roma para um curso de exorcismo, única opção dada por seu mestre após ele haver pedido seu desligamento no seminário. Mas não é na sala de aula que ele irá encarar os seus demônios (literais e virtuais). Através do padre Lucas (o maravilho Anthony Hopkins) ele irá questionar a fé e se defrontar com lembranças antigas. O filme também conta com Alice Braga, vivendo o papel de uma jornalista em busca de respostas para velhos problemas.
Com a garantia de alguns sustos, o filme pauta a questão da crença, seja ela religiosa ou em si mesmo, e a questão dos outros definirem o seu destino, pois é isso que Michael transpareceu pra mim. Se o padre Lucas é um homem que também tem suas dúvidas, por outro lado ele parece ter muita certeza das decisões que toma. Já Michael é um menino-homem que tem todas as suas decisões decididas por qualquer outro evento, menos a sua própria vontade.
O filme entra em cartaz em Porto Alegre amanhã, dia 11/02/2011.

Um comentário:

  1. OLÁ ANDREA.

    SOU SEU MAIS NOVO SEGUIDOR.

    NA OPORTUNIDADE ESTOU CONVIDANDO PARA QUE CONHEÇA MEU BLOG DE HUMOR:

    "HUMOR EM TEXTO".

    A CRÔNICA DESTA SEMANA É :

    “EXAME DE PRÓSTATA? XÔ, BAIXO ASTRAL!”.

    QUE EXAME!!! MAS , VEJA COMO AS MULHERES FACILITARAM NOSSAS VIDAS.

    ELAS, SEMPRE ELAS!!!

    O BLOG É DE HUMOR ...E DE GRAÇA!

    VENHA CONFERIR E COMENTAR!

    UM ABRAÇÃO CARIOCA

    ResponderExcluir

Olá! É bom ter você por aqui. Em breve o seu comentário será postado. Dúvidas e sugestões são sempre bem recebidos.