domingo, 1 de julho de 2012

Dicas de viagem: Embarcando para Roma

Viagem para Europa, momento de festa e ansiedade, pois o mundo velho espera os meus olhos crus com muitas novidades, afinal, é um sonho se tornando realidade.

Nos próximos dias, irei listas várias dicas e situações, afinal, para quem gosta de viajar, nunca é demais.

Começo com as conexões, nós fizemos 3, e por isso eu digo que três ou quatro horas de diferença entre os voos nunca é demais. O único voo que saiu no horário foi o de Madri para Roma, então essa diferença me deu um grande alívio.

Se eu fosse viajar hoje, eu colocaria o plástico de proteção na mala, tanto na ida quando na volta. Digo isso por que a mala do meu marido teve o cadeado (TSA) retirado ainda na ida e ela foi aberta. Como só vimos a dita no destino final, nem sabemos onde isso aconteceu, então acredito que uma mala bem lacrada pode evitar esse tipo de incomodo.

Em relação à roupa, quanto mais confortável, melhor, pois são muitas horas dentro de um avião. Eu fui pela Iberia, e digo que o espaço interno era o mesmo dos voos comerciais brasileiros, o que torna tudo cansativo. Evite ir com objetos de metal, o risco de ter que tirar muitas peças de roupa no momento de passar pelo detector de metais é grande. Deixe as pulseiras e colares na bolsa, pois tudo terá que ser retirado neste momento.

Chegando na Europa: entramos por Madri, um dos locais com alto índice de deportação sem motivos, isso nos fez chegar com certa preocupação, mas foi tudo muito rápido, só precisamos mostrar a passagem para Roma e os passaportes. Minha dica: chegue sério, não faça brincadeiras, mostre somente o que lhe for solicitado, e só fale quando for requisitado. No nosso caso foi só um Bom dia e Obrigada.

No aeroporto: o aeroporto de Madri é lindo e enorme. Para ir de um terminal para o outro é necessário pegar uma espécie de trem. Por isso é bom reservar 30 minutos só para chegar ao seu terminal de embarque, quando houver conexão.

Free-shop: o free-shop do aeroporto de Madri tem ótimos preços. O que fica do lado para voos de conexão para outros países europeus, oferece mais itens. Vale a pena reservar alguns euros para as compras ali.

Dinheiro: é solicitado que cada pessoa leve pelo menos 75 euros por dia de estadia. Se você não tiver gostos refinados, nem quiser comprar tudo que é coisinha que lhe aparece na frente, esse valor é suficiente para uma boa estadia.

Uma coisa que eu amei de paixão foi o cartão Travel Money do Banco do Brasil. Tem mais taxas que o oferecido nas casas de câmbio, mas funcionou sem problemas, atendimento 100% no telefone e aceito por diversos lugares.

A recomendação de levar papel moeda que encontrei em outros blogs também é válida, antes da viagem me deparei com a sugestão de levar no máximo quinhentos euros. Ao comprar, deixo como sugestão levar notas baixas, pois a troca por notas altas é sempre complicada. Notas de 5, 10 e 20 são as ideais para o dia-a-dia. Uma dica: caso você vá por agências como a CVC e queira realizar os passeios opcionais oferecidos, o pagamento dos mesmos, quando feitos no destino, só podem ser feitos em dinheiro. Então ou se calcula o valor no Travel Money para sacar no local ou já se leva um valor a mais desde o Brasil. Os passeios podem várias entre 36 e 150 euros por pessoa. A vantagem de ir pela agência é que o tempo de espera reduz bastante em locais como o vaticano, visto o número de pessoas que vão aos principais pontos turísticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! É bom ter você por aqui. Em breve o seu comentário será postado. Dúvidas e sugestões são sempre bem recebidos.